Prepare-se para a maior revolução já vista na história do Search Engine Optimization e destrave seu potencial de busca orgânica

Ao longo do ano de 2020 tivemos o privilégio de assistir, em todo o mundo, uma série de marcos históricos para o mercado digital.

 

Uma nova visão sobre o comércio eletrônico, mudanças de comportamento do novo consumidor online, como o consumo de informações pela web impactou grandes nações, uma crise econômica sem precedentes e, ao mesmo tempo, o avanço de um mercado que atingiu um crescimento astronômico durante a pandemia foram alguns componentes do cenário que, hoje, está no pano de fundo deste novo ano.

 

As profundas transformações que mudaram para sempre a forma como nos relacionamos com os serviços online sustentam o avanço de outro importante setor digital: o das buscas.

 

Quando abrimos nosso smartphone para fazer uma busca no Google, não estamos mais expressando somente micro desejos imediatos, mas deixando um rastro que reflete fortemente intenções que, nós mesmos, ainda somos incapazes de identificar.

 

Sabemos hoje, por exemplo, que importantes métricas relacionadas a crescimento de marca, como o Share of Voice, que permeou os rumos da publicidade ao longo de mais de oito décadas, já podem ser substituídas por métricas baseadas em buscas, como o revolucionário Share of Search.

 

Ao atravessar um amplo crescimento, o comércio eletrônico torna-se cada vez mais competitivo, expandindo o número de recursos que uma marca pode dispor para estar acima de seus concorrentes.

 

Uma das mais importantes ferramentas para isso é a Otimização de Sites para Mecanismos de Busca, ou o bom e velho SEO.

 

O mercado de SEO, por sua vez, também se sofisticou e, muito além do clássico SEO Técnico, atualmente abarca um escopo muito mais multidisciplinar de processos, trazendo para si atividades como PR (Relações Públicas), branding, análise de dados, conteúdos data-driven, experiência do usuário e etc.

 

Após um ano repleto de renovações, o esperado é que vivamos um 2021 igualmente intenso, mas muito mais maduro do que seu antecessor.

 

Para prepará-los para o que está por vir, organizamos este conteúdo com as 21 maiores tendências de SEO para 2021.

 

Esperamos que este conteúdo reflita nossa firme intenção de colaborar com o crescimento do mercado e da comunidade de SEO no Brasil, traga novos e importantes insights à sua carreira e tenha um efeito positivo na sua estratégia.

 

Boa leitura!

 

Bruna Rodrigues

Especialista em Conteúdo